sábado, 23 de janeiro de 2010

FELICIDADE


Click para ampliar


Li recentemente os dados de uma pesquisa que investigou as sociedades mais felizes no mundo, e considerando a multiplicidade de eventos, características, formação cultural, familiar e pessoal, idade, sexo, inserção social e outras variáveis a principio "fora de controle" e que podem determinar o resultado de uma pesquisa, um dado me chamou a atenção e merece uma reflexão.
Quem lida com dados matemáticos sabe que um desvio pode ser fatal, considerando as dimensões de um evento. Por exemplo: um pedreiro que desconsidera 0,5cm numa medição pode encontrar diferenças que aleijam uma construção e impedem fatalmente um esquadriamento correto.
A caracteristica que chamou-me a atenção foi a conclusão de que a felicidade esta relacionada ao nível de espectativa de um povo e de um individuo. Quanto menores as espectativas de uma pessoa ou de uma sociedade maiores as chances de felicidade. e quanto maiores as espectativas maiores as chances de infelicidade.
Naturalmente sociedades mais competitivas induzem individuos a viverem com altas espectativas, já que o aumento dE espectativas eleva o limiar de resistência À FRUSTRAÇÃO, O individuo aprender a suportar as frutrações enf unção de acontecimentos futuros que possam aliviar esses níveis elevados de tensão, resultando da competição, e de estresse.
Se perceberam é um ciclo vicioso; A sociedade competitiva exige excessivamente do individuo, eleva seus níveis de tensão, para evitar o transbordamento do copo, ela valoriza o mediocre, de forma que anuncia que "qualquer um", pode chegar ao topo, o centro da realização e da felicidade. O corpo compensa o fracasso e a frustração com espectativas de uma vida mais realizada no  amanhã, e o sujeito passa a viver em função de um futuro que nunca chega suportando a frustração e a infelicidade no dia a dia.
A equação é perversa e fica mais evidente na infelicidade coletiva: aumento dos níveis de ansiedade, irritabilidade, destrutividade, doenças em todos os matizes possiveis, desequilibrio, desarmonia, dissociações, transtornos, descompensações, violência, etc.

Se a sociedade vive em padrões de menos competividade, são maiores as chances do individuo se relacionar com menos cobranças e usufruir, no dia a dia, com mais prazer de viver.

OBS.: A Photo acima foi recebida por e-mail e não sei precisar a origem

Nenhum comentário:

Postar um comentário