domingo, 17 de janeiro de 2010

TRAGÉDIA HUMANA


 imagem  BBC Brasil


A seletividade mental muitas vezes pode ser direcionada para um foco negativo e não para o positivo. Se focamos o olhar no negativo temos mais informações para mudar o que precisa ser mudado. Nos permitimos críticos para arrumar, ordenar o que exige organização, rearranjo.Mas essa atitude aparentemente natural pode nos levar a não considerar o que se construiu ao longo dos anos.
 Críticos da modernidade parecem que gostariam que a sociedade humana retrocedesse a séculos passados, como se o passado pudesse ter sido melhor do que a doidera dos nossos dias. Puro romantismo. Nada me indica que sem as conquistas humanas viveriamos melhor nos dias de hoje.
Podem dizer que o modelo de civilização fracassou, que a natureza está destruida e que o caos se aproxima.
Se pensarmos em modelos utópicos de civilização, podemos comparar o real com o imaginário e incorremos em erro já que esta condição imaginária seria estática, e nada me convece que determinado estado utópico se manterial confortavelmente estabilizado pela eternidade. É absuro! mesmo que tivessemos chegado a estados mais avançados nada poderia dar a certeza de estarmos em porto seguro e permanente.
Assim sendo, estando num universo em dinâmica de transformação somos passageiros de uma nave em transição e magnificamente ordenada.
Eu não tenho duvidas, a nossa civilização é FANTÁSTICA.
Poderia estar mais avançada? Sim! poderia, em várias áreas:  Educação e formação Humana; Saúde; Transporte; Habitação; Alimentação; Segurança e Ordem;  Organização Política; Social; Distribuição das Riquezas do Planeta; Proteção do Planeta; Relações Econômicas; Direito e Deveres, Individuais e Coletivos.etc.
Nossa civilização está numa encruzilhada. Um ponto chave e crucial, em que: se não avançar, inevitavelmente retrocederá.
A TRAGÉDIA DO HAITI
NÃO É APENAS UMA TRAGÉDIA DE UM ESTADO DESORGANIZADO,
DE UM POVO POBRE.
É UMA TRAGÉDIA HUMANA.
Uma tragédia que mostra o nosso pior, o nosso despreparo. Mostra a falência e a necessidade de mudanças na organização social do planeta. A falência dos Estados Nacionais. Precisamos de um governo mundial, planetário, que possa gerir e coordenar os estados nacionais para que realmente entremos numa sociedade globalizada.
Precisamos romper as fronteiras ARCAÍCAS do nacionalismo, DO ESTADO NACIONAL e deixar de sermos brasileiros, americanos, franceses, italianos, ingleses, EUROPEUS, AFRICANOS, ASIÁTICOS, AMERICANOS ou o que quer que seja, precisamos NOS UNIR COMO  UM POVO, e assumir o que verdadeiramente somos:

TERRÁQUEOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário