sábado, 9 de janeiro de 2010

SOBERBA



Parece pouca coisa, bobagem, bobice, asneira. Mas não o é. Esconde uma postura que em geral pode ser fonte de vários problemas humanos, os Caprichos Autônomos.
 CAPRICHO - sm (ital capriccio) 1 Vontade súbita sem razão. 2 Obstinação. 3 Inconstância, irregularidade, variabilidade. 4 Extravagância em obras de arte. 5 Brio, timbre, pundonor. 6 Esmero, primor. 7 Mús Peça instrumental de forma livre, comumente viva no tempo e brilhante no estilo. A capricho: com capricho, com esmero.
Na psicologia me aparece como um conteúdo autônomo que se origina no amor próprio do EU, e que se manifesta como "EU" sendo apenas um conteúdo autônomo com poder de acionar a capacidade de resposta humana. Na sua formação e constituição absorve conteúdos coletivos originados de Pai e Mãe.

"SOBERBA –

Com a auto-estima tendendo à inferioridade e o complexo avançando e se acentuando nas massas indiferenciadas, o orgulho se projetou como defesa pessoal do amor próprio, contaminando a todos. A maioria contaminada torna relativo o comportamento que cega o sujeito e o incita à mentira. Dentro da sociedade iludida com a imagem, o orgulho é apenas um instrumento que constrói a ilusão do que as pessoas idealizam ser, para aqueles que querem iludir." do livro Manto Verde Jade

Se a soberba tem origem em EM RESÍDUOS AGREGADOS de conteúdo arquetipicos, ela se fortalece na formação de conceitos que permitem ao sujeito se adaptar ao meio e na criação de defesas  que compensam complexos de inferioridade e baixa estima resultantes de inter relações baseadas no domínio e autoritarismo.
Em síntese: se o orgulho  se origina para proteger o sujeito da devastação de relações destrutivas, ele cresce com a formação de defesas neuradas, vaidade, auto-imagem e competitividade. E acaba por paralisar o sujeito no defensivismo escondido atrás de um suposto amor próprio.
A igreja acertou, é pecado Capital.
Simplesmente,
 DEVASTADOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário