sexta-feira, 6 de novembro de 2009

PROBLEMAS



Existem dois tipos básicos de problemas: Aqueles que foram criados como consequências de  escolhas impensadas e mal feitas; Aqueles que são originários do cenário em que vivemos; Os que geramos podemos  parar de criá-los e reduzí-los a quase zero. Os que são produzidos no entorno, são resultantes permanentes da realidados que atinge a todos, estes também podem ser reduzidos a um nível de ocorrência que nos permita encaminhar a solução a cada momento que aflorarem.
Mas antes de tudo é preciso não adiá-los, não subestimá-los. Problemas são rezíduos que vão se acumulando à nossa porta quando os subestimamos. Podem se tornar uma avalanche de encrencas.
O caminho pode parecer simples mas é árduo: Solucione os problemas pendentes, um a um; pare de criar novas encrencas, pense mais as decisões; não adie a solução de problemas.
A ansiedade produzida por um problema que aflora, sempre será menor do que o monstro que cresce quando não é eliminado. O buraco sempre pode se fazer mais Fundo
Imagine-se sentado observando um campo limpo...eventualmente afloram vermes em algum lugar neste campo. Sua tarefa deve ser decapitar cada verme que aparecer. Se voce não os aniquila eles crescerão enquanto novos surgirem. Esta é a hora de ser um guerreiro, a hora de eliminar cada verme. Existirão momentos em que mal teremos tempo para respirar, mas com o passar dos dias, os vermes ficarão escassos, eventualmente afloraram para serem elinados. A vida fluirá tranquila... me lembra um poema Zen:
" Tranquilamente, sentado,
Nada fazendo.
As montanhas são verdes,
O céu é azul".

Nenhum comentário:

Postar um comentário