domingo, 4 de abril de 2010

MEDITANDO... CONTRA O STRESS IV

  variações de um mesmo tema

Para o homem comum pode ser muito assustador se perceber em processo de descompensação. Em geral quando invadidos por delírios, alucinações e fobias não percebem a ameaça mergulhados, que estão nos tormentos. Para muitos o desconhecimento é alento. Mas, muito mais assustadora é a percepção, e a consciência, de perder o domínio da atividade pensante. Pode ser parecido com um motorista que dirige seu veículo, por uma cidade, com controle total da situação, de repente percebe que o veículo não responde mais aos seus comandos, e pior, que perdeu o controle, que a máquina funciona por si só, acelera em excesso, desrespeita as leis e regras de trânsito, segue em direção cega, freia indevidamente, rodopia sem rumo, anda de ré, e segue descontroladamente contra o vento, sem rumo e sem direção.

É aproximadamente o que acontece quando a função pensante passa a funcionar por inércia.O pensamento foi tão acionado e exigido que aprende a funcionar sem o comando do criador, do pensador, passa a funcionar sem precisar ser acionado. O individuo entra em parafuso, porque não consegue paralisar o seu pensamento, não controla mais o que pensa, pensa o que não quer pensar, funciona desimbestadamente, ou seja, como uma besta descontrolada.

Aí... Aquilo que era um prazer, o pensar, um símbolo, a representação da individualidade, da pessoalidade, do EU (ou o próprio), deixa de existir “num contínuum”, passa a vaguear em descontrole, e a representar desconforto. Já não se controla a si mesmo e o pensamento hiperativo passa a incomodar, atormentar.

LOOPING!!!!!

Deus nos acuda!

Este estágio, em geral, sucedeu ou precedeu outros sintomas como a irritabilidade, agressividade em descontrole, o aumento do consumo de álcool ou de drogas, a diminuição do limiar de resistência a estímulos (visuais, auditivos, sensoriais), aumento da reatividade, acionamento da reação de alarme e, consequentemente, todos os seus componentes e alterações físico-químicos, sangue intoxicado por excesso de adrenalina, aceleramento cardíaco, alteração de ritmos respiratórios... ansiedade...pânico!

PÂNICO?
Pânico!

FOIDEUS!

PÁSCOA!

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário