quarta-feira, 7 de abril de 2010

TRAGÉDIAS

    Tragédias, climáticas não...Humanas! 

Tem gente que se acostuma, parecem criar criam defesas para se proteger da dor alheia, do sofrimento. Se fazem frios, insensíveis, intocáveis, se mostram distantes. Outros procuram evitar informações sobre o que anda acontecendo pelo mundo. Tudo em vão. Os fatos estão aí neste planeta global

Ontem, temporal no  Rio, enchentes, terremoto em Sumatra, depois do terremoto no Chile, depois do terremoto no Haiti. Antes, fogo na Austrália, enchentes na Ilha da Madeira, fogo na Espanha, Frio rigoroso no leste europeu.

E as tragédias vão se sucedendo. Não são meros acontecimentos ou notícias. Envolvem pessoas, familias, perdas, prejuizos, mortes, dor, sofrimento e desamparo.

Eu me considero resistente, um observador dos acontecimentos, deste que é o meu tempo, o tempo do mundo em que vivo. Mas não há como não ficar emocionado com o que vem acontecendo no nosso em torno, alí... a 20.000 km de distância, dentro da minha casa na tela do computador.

Eu temo, temo pelo que virá, nossos governos são incompetentes e não estão preparados para a proporção e gravidade do que pode vir por aí.
Só para pensar o mínimo nestes tempos de aquecimento global, aquecimento, degelo, água em evaporação, maior volume de água caindo do céu, ventos mais violentos pelos deslocamentos de ar causados pelas temperaturas rigorosas, frio e calor. tempos de baixas e elevadas temperaturas.

Os sinais estão aí, não é preciso ser catástrofista, enquanto isso, só nos resta a compaixão pelos que sofrem, distantes aqui do lado, de imediato, o impacto dessas pequenas mudanças já não mais anunciadas... presentes.  

Só nos resta compaixão
pelos que sofrem,
por nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário