quarta-feira, 14 de abril de 2010

MEDITANDO... XII

  


 
  A meditação propriamente dita:

 
A porta de entrada é a disciplina mental.

 
O primeiro passo é calar a pensação, silenciar a mente, e isto pode ser iniciado integrando nossos sentidos às suas atenções correspondentes.

 
1. Focar as Atenções:
 
1ª Atenção: ATENÇÃO RESPIRATÓRIA
  • Inspirar... Pausar... Expirar
  • Ritmo tempo devagar e intensidade profunda
2ª Atenção: ATENÇÃO VISUAL
  • Mesmo de olhos fechados temos profundidade tridimensional no campo visual. Focar o ponto profundo, laterais e altura do campo, Passear pelo espaço visível. Uma luz de vela no escuro favorece essa percepção;
3ª Atenção: ATENÇÃO AUDITIVA
  • Na diminuição dos estímulos visuais a atenção auditiva precisa ser mantida e se ampliará dos sons externos para os sons do corpo e da câmara pensante.
4ª Atenção: ATENÇÃO TÉRMICA
  • Na posição de repouso a sensibilidade tátil se ampliará das mãos para toda a extensão da pele e serão mais perceptíveis sensações térmicas ou estímulos originários de mudanças no espaço.
5ª Atenção: ATENÇÃO PROPRIOCEPTIVA (DAS SENSAÇÕES)
  • O desvio do foco das atenções do mundo exterior para o interior ampliará a percepção das sensações e das mudanças da dinâmica corporal
6ª Atenção: CONSCIÊNCIA
  • Integração da consciência das Cinco Atenções.
O FOCO NAS CINCO ATENÇÕES, em princípio, realça a ação invasiva dos pensamentos na consciência, para posteriormente diminuí-los.
 
O individuo pode manter-se em permanente estágio de meditação, independente de onde estiver como e com quem estiver. Neste estágio o que muda são os níveis de atenção e a forma com a qual o individuo se relaciona com o meio em que está inserido.
 
O individuo diferenciado não se deixa ser absorvido pelo meio, enquanto o individuo indiferenciado é pulverizado e sugado pela força do cenário.
 
Você pode estar no mercado mas o mercado fica fora de você.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário