domingo, 7 de março de 2010

CAFÉ COM ZEN VIII





  A TEMPERATURA

Existe um Timing, um TEMPO chave de aquecimento d’água. Pessoas têm preferência de temperaturas  relacionado ao líimiar de sensibilidade proprioceptivo, excitabilidade, resistência, percepção de estímulos, etc. Existem o que têm um limiar mais elevado de resistência ao calor e têm preferência pelo café mais super aquecido, queimando a língua. Eu sempre penso na temperatura que irá estimular os receptores neurosensitivos. Existe uma temperatura ideal para conseguir realizar a magia do café, e possivelmente ela variará com a natureza de cada individuo. E há uma variável também significativa, é a relação entre a quantidade de pó e a temperatura d’água, que produzirá a alquimia perfeita, a OBRA PERFEITA.
Não se pode esquecer que o fogo é elemento chave nesta transmutação elemental

Para os alquimistas a Obra Perfeita era resultado da união de vários procedimentos com a matéria adequada para ser transformada em Ouro.  Hoje sabemos que os procedimentos buscavam mais do que metamorfosear substâncias em ouro, eles buscavam a iluminação, a transcendência. Realizar a metamorfose dos elementos para se metamorfosearem em seres mais  plenos.
Esta é a busca interessante: unir o vegetal com o mineral, aquece-los e produzir uma bebida que possa nos levar a um estado de harmonia absoluto com o mundo, mas essa manipulação é apenas mediadora de nossa própria transformação. 

Adendo INFO

O tempo de contato entre água e café deve ser:

Para moagem fina - até 4 minutos

Para moagem média - de 4 a 6 minutos

Para moagem grossa - de 6 a 9 minutos
Este tempo varia conforme o equipamento e a preferência pessoal.

Use a medida correta. Utilize de 80 a 100 gramas de pó (aproximadamente 5 a 6 colheres de sopa) para 1 litro de água. Se a bebida resultar sem sabor, aumente a quantidade de café. Se ela ficar amarga, áspera ou desagradável, diminua o tempo de contato da água com o café, diminuindo a quantidade do pó.

A água utilizada deve ser apenas aquecida - não pode ferver, pois a perda de oxigênio altera a acidez do café. A temperatura ideal de preparo é próxima dos 90oC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário