segunda-feira, 29 de março de 2010

MEDITANDO...CONTRA O STRESS II






Pintura -  Galeria EBA - UFMG -2000 
 Claudio Omir

O Estresse

Muitas são as causas do stress e isso não é novidade. A OMS o definiu, com sabedoria, como o mal do século XX.  Eu comecei a me inteirar da gravidade deste desarranjo em 1980 ao aprofundar o diagnóstico e tratamento de depressão pós choque de stress  em indivíduos que passavam por situações limites que os levavam a um quadro de descompensação e distúrbio emocional. Já lá se vão 30 anos que me levaram a não ter dúvidas quanto a algumas questões:
Fico perplexo quando leio ou ouço algum “grande” especialista falar no uso insuficiente da máquina cerebral e orientam as pessoas a maximizarem a atividade cerebral como se assim aumentassem a potência cerebral de um motor de fórmula1. Orientam que podemos superar nossos limites maximizando a atividade mental.

Não acredite! É equivoco!

Creio sim que podemos superar nossos limites, ou às vezes o que podemos conseguir é apenas colocar em ação nossa potencialidade dentro dos limites que possuímos.
Por exemplo: o limite humano numa corrida de maratona em 1967 era de realização do percurso em 2h 09;36,4; Em 2008 de 2h03:59. Em 40 anos a superação foi em 5 minutos 37.4 segundos, aproximadamente de 69:36,4 para 63:59 minutos, ou seja 10% de ganho em superação de limites.

Maratona - tempo/ano
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maratona

Especialista falam que usamos 10% de nossa capacidade cerebral, considerando que estejamos utilizando esse percentual poderíamos conquistar mais um por cento de maximização, não esquecendo a dimensão física da estrutura que pode ser lesionada como qualquer outro órgão corporal em decorrência de esforço excessivo. E ainda é possível que nem estejamos utilizando toda a nossa capacidade funcional ( abaixo dew 10%), neste caso o acréscimo será conquistado dentro dos limites estruturais de nossa natureza, chegando aos 10%.

Portanto, não embarque no mito da maximização cerebral:

AUMENTANDO A ATIVIDADE MENTAL E PENSANTE
VOCÊ CONSEGUIRÁ LEVAR SEU CÉREBRO
AO LIMITE DO DESGASTE,
AO ESGOTAMENTO, E CONSEQUENTEMENTE,
À SUA SUB-UTILIZAÇÃO E DISFUNÇÃO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário