quarta-feira, 24 de março de 2010

MEDITANDO...REFLETINDO...

  
MEDITAÇÃO
Muitos são os que pensam em meditação como pratica religiosa, esotérica, exotérica ou filosófica e por isso criam resistências contra a prática como se fosse coisa de “Bicho Grilo”, voador ou sonhador.

Enganam-se!

A meditação é mais, muito mais!

Na sociedade massiva e competitiva pessoas e instituições que não se blindam contra as possibilidades de erro e equívocos nas estratégias de sobrevivência e de conquista de mercado, e principalmente na gestão administrativa  edos recursos humanos, caminham para o fracasso.
Os números envolvidos no mercado econômico, e de produtos industriais, prestação de serviço,etc., são tão vultosos que gestores que desconsiderem as possibilidades de preparação e articulação de seus comandados se expõem de forma arriscada a perder riquezas por despreparo de pessoal.
Vale considerar o seguinte: Na gestão moderna, empresas que desconsiderem a saúde mental de seus contratados estão se arriscando a contratar pessoal humano desqualificado, independente de formação técnica, o que deixa, independentemente da agressividade da gestão, a empresa indefesa, fragilizada e correndo riscos de perder a dinâmica de transformação do mundo e favorecendo a desorganização na sua gestão.
Os recursos humanos são a alma de qualquer empresa e essa alma precisa ser equilibrada, cada célula da organização precisa ser sadia para cumprir com a parte de dever que lhe cabe.
Gestores sem formação humanista, psicológica, filosófica, ou conceitual, ou apenas com formação técnica do tipo que releve a importância da saúde emocional dos recursos humanos e do emocional coletivo, que faz a alma da empresa, são gestores antiquados e que se mostram incompetentes em suas metas de sucesso. Podem apresentar resultados em números mas acumulam miasmas negativos que colocam em risco o futuro da instituição que gerem.
O biótipo que no  passado se utilizava da oferta oferta de mão de obra para reduzir custos de recursos humanos, ou para esconder os estrangulamentos e inadequação de gestão, que não investiam no desenvolvimento e formação de pessoal de pessoal, ou que não promoviam a valorização do “recurso humano da Casa”  formando relações de identificação entre pessoas e empresa apostavam em empresas com cara, marca registrada, produtos e empresa sem alma, sem chama de vida.
O momento é decisivo para que não esqueçamos: O mundo continua mudando e é preciso superar os limites que impediram grandes instituições do passado de sobreviverem no mercado global.
A meditação entre neste tema porque é fonte de saúde mental, fundamental em qualquer jornada da vida. É instrumento que favorece o desenvolvimento humano e consequentemente o equilibrio pessoal e coletivo, inclusivo que envolva gestão comercial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário