sexta-feira, 12 de março de 2010

I CHING - O ORÁCULO I



CONSULTA COM VARETAS


Para as pessoas que gostam de consultar o I Ching, farei uma sequência de postagens com imagens mostrando como são os procedimentos que dever ser realizados para se obter o Hexagrama-resposta através de Varetas.

Aqueles que se interessarem pelo material, quando se clica na foto ela aparece em melhor resolução.

Só postarei os procedimentos. Ele é indicado quando se deseja fazer uma consulta em momento especial e com atitude meditativa. Silencio e calma como exigem os momentos de gravidade para os que buscam respostas ou consulta ao Oráculo.

As varetas a serem utilizadas podem ser as coloridas do “Jogo de Vareta” ou pode ser encontradas para uso na culinária, churrasquinhos, ou palitinhos de “JAPA”. A pessoa deve procura uma que possua uma textura agradável ao tato, uma espessura confortável ao manuseio, considerando o volume que precisa ser seguro.

Tenho preferência especial pela consulta com as varetas e consulto o oráculo apenas em momentos absolutamente especiais ou cruciais. Penso que assim reservo ao oráculo a condição de ritual meditativo, protegido de banalização e de dessacralização. Aliás, se conduzirmos nossa vida referenciados no sentido divino da existência, naturalmente nos permitimos ficar em sincronia com eixo do mundo, com o pé na estrada navegando entre o profano e o sagrado.
Na modernidade dessa civilização muitos são aqueles que não querem se submeter a ditames religiosos ou à autoridade regiligiosa, isto não retira a religiosidade de ninguém, já que não necessitamos de intermediários para conectarmos com o Sagrado. Mas não precisamos abrir mão as conquistas "sábias" da humanidade. O I ching é assim: envolto em mistérios e Sapiência nos ensina e nos livra da solidão existencial neste infinito universo divino. E a busca de compreensão  ou leitura dos hexagramas é um excelente exercício para a compreensão arquetipica de nosso alma.
Podemos não aceitar essa China "moderna" e tirãnica com povos guerreiros e pacifistas como os TIBETANOS, mas tenho  admiração pelo passado deste povo fenomenal e pela sabedoria cultivada secularmente.  E o oráculo é um  resultado dessa sabedoria milenar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário