quarta-feira, 31 de março de 2010

MEDITANDO... CONTRA O STRESS III

  Variações de um mesmo tema assustador
a partir de pintura já citada
A abordagem do post anterior se fez importante por um detalhe:

Antes de avançarmos nessa jornada é necessário corrigir o seu rumo. Não há como avançar na meditação se os mecanismos de produção do estresse, se a forma de dirigir o funcionamento mental mantém-se inalterada. É necessário paralisar o processo de desgaste mental. A mente precisa ser cuidada protegida para funcionar em sua plenitude.

Decisivamente a HIPERATIVIDADE, em forma de pensamento, é a maior fonte de esgotamento mental. Como o cérebro funciona com um processador e mediador entre o individuo e a realidade, possivelmente 90% de sua atividade está voltada para a manutenção do corpo, funcionamento e defesa. Além disso, o que nos resta, o playground, são os 10% restantes. O que considero absolutamente justo. Privilegia-se a estrutura orgânica para favorecer a função, o resultado. E nós somos o resultado desta esplêndida configuração. 

Daí pode-se concluir que manter o funcionamento mental em plena capacidade, ou no limite do possível é, para dizer o mínimo, insensatez. É o que o homem vem experimentando nas últimas décadas de forma massiva.

É MAIS DO QUE SIMPLES SABEDORIA

DISCIPLINAR O FUNCIONAMENTO MENTAL,

É FUNDAMENTO BÁSICO PARA

SAÚDE E HARMONIA DO CORPO.

Possivelmente a hiperatividade mental seja um dos eventos decisivos no acionamento e despertar dos estados obsessivos e compulsivos do homo sapiens moderno, uma disfunção que aciona o funcionamento por inércia, uma tendência biofísica de manter o funcionamento mental em movimento. "Qualquer corpo em movimento retilíneo e uniforme (ou em repouso) tende a manter-se em movimento retilíneo e uniforme (ou em repouso)".

O princípio seria mais ou menos assim: O individuo na sua relação com o meio, media essa relação unicamente a partir do pensamento (em detrimento de outros órgãos, filtros e processadores de estímulos) o cérebro assimila o IMPUT e prioriza a atividade pré-pensante, ou que induz o favorecimento da formação do pensamento (semelhante aos mecanismos nos programas de informática que antecipam a palavra a ser digitada).

Continua...

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