sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

DIMENSÕES


Sistemas de Cores, séc. XVIII, de Moses Harris
 
Considerei como uma Janela Coletiva esse tempo que coletivamente abre a possibilidade para o indivíduo aglutinar forças pessoais que lhe serão valiosas nos momentos de transição e de transformação. Considerando o calendário ocidental e cristão, a semana santa é um outro momento favorável, e se existem outras janelas, estas se fazem em momentos rápidos e curtos ao longo do ano. 
Poderia chamar de Portal essa construção virtual que realiza uma abertura extradimensional no espaço e num tempo único, durante um intervalo. O fenômeno favorece um realinhamento energético, uma troca, entre dimensões diferentes, produzindo uma reordenação de sistemas extradimensionais.
Quando pensamos em vida, a consciência limitada que experimentamos, nos aprisiona em conceitos  restritos à nossa dimensão e não nos damos conta de que essa dimensão em que estamos inseridos constituí um sistema que integra junto com outras dimensões e seus sistemas um único macro sistema.

Para dar uma idéia me distraí criando uma imagem que pudesse mostrar a noção do conceito que construo,


 
mas enquanto montava, me veio a imagem da paleta de cores realizada por Moses Harris a partir da união das extremidades do espectro, primeira imagem do post.

Se a interação de três cores primárias, forma as 18 cores prismáticas, podemos ter uma ideia da interação multireal dessas dimensões.
A Física considera, hoje, a existência de 14 dimensões possíveis.
Se considerarmos as nossas três referências básicas da realidade no espaço (altura, largura, profundidade) podemos concluir que existem pelo menos, como nas cores, 18 dimensões possíveis no universo, a partir da natureza energética da matéria.
Jung nos relata em seu "Livro Vermelho" a viagem onírica que fez aos seus ancestrais onde esboçou  a idéia de uma realidade em duas dimensões (ausência de profundidade), como nos sonhos, onde os seres teriam retroagido a uma dimensão inferior, onde estariam aprisionados à espera de que seus descendentes pudessem libertá-los com  o aprimoramento do conhecimento adquirido na terceira dimensão. 

Assim podemos interagir com dimensões que não percebemos como esses dimensões se interagem numa dinâmica que varia com o espaço por onde passam no universo.

Considerando essas possibilidades é que visualizo essa Janela Coletiva criada por uma disposição mental da humanidade ao longo dos dois últimos milênios.

As imagens são apenas ilustrativas para facilitar a compreensão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário