quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

INTERREGNO QUARESMAL


Um dos aspectos mais desconcertantes da vida moderna é a aceleração do Tempo PSY, e dos ritmos das funções corporais, que tentam acompanhar a aceleração do Tempo da vida moderna.
Vivemos um momento especial do processo de industrialização iniciado no século XIX. Poucas ou raras são os grupos humanos que não participam deste processo. Mas mesmo que consideremos as diferenças de inserção nessa modernidade, não sei dizer se mais felizes são os inseridos ou os excluídos. Naturalmente ter acesso ao que, de melhor, essa civilização humana desenvolveu ou conquistou é uma aventura fantástica e inimaginável a ancestrais de poucas gerações atrás. Mas o acesso a essas conquistas fantásticas nos exige, ainda, pagar um preço que em princípio parece-me mais caro dos que os benefícios advindos dela.
Eu sei, muitos não concordarão, facilmente acreditam que o preço que se paga é baixo.
Pode ser. Eu não me iludo. Ainda que aceite pagar esse preço, estando inserido e participando deste mundo, ainda creio que ele é alto. Muitos são os aspectos favoráveis, acesso a máquinas, instrumentos, lugares, materiais e informações que enriquecem e facilitam a vida de qualquer um.
Mas quando penso em Saúde, física e mental, fico perplexo com a proximidade do homem moderno com o desequilíbrio de seu sistema. é como se permanentemente andássemos no fio da navalha, pressionados ao limite, exigidos ao máximo, cobrados severamente, tensionados, em nossas fibras a cada momento, esticados, comprimidos. E isso me parece assustador. Qualquer que seja o indivíduo, independente de qualquer variável está submetido a esse processo coletivo.
Óbvio, que existem exceções, e elas não são definidas por poder econômico, mas por escolhas inteligentes realizadas ao longo da vida do indivíduo. Esses se protegem dentro do sistema, através de limites, filtros e renúncias.
Por isso é que o significado da Quaresma cristã, na modernidade, se faz muito, mas muiiito mais importante do que no passado.Ela deixa de ser apenas uma prática cristão é se faz transcendental. Porque em nosso tempo ela surge como uma possibilidade, como um exercício excepcional, quaisquer que sejam as mudanças temporárias que o indivíduo se proponha, de disciplina. Um interregno que permiti ao indivíduo a reconstrução do equilíbrio, após um longo ano de excessos, de desconstrução.
Um tempo em que o coletivo abre esta janela para ser usada  sem pressão e cobranças. Como a chamada do coletivo é exigente, neste momento essa janela é permitida, passa despercebida, é respeitada, compreendida, sem se mostrar ameaçadora. Mesmo que o chamado para a mistura continue, o interregno se mostra mais possível.
A QUARESMA é transformou em uma JANELA COLETIVA, um interregno arquetípico, símbolo de metamorfose, transformação e renascimento, que permite ao ser humano aproximar-se do eixo da vida, através de escolhas que podem ser feitas como exercícios e experimentação de domínio sobre si mesmo, independente do olhar de religião. Um instrumento de sobrevivencia de conexão com o eixo do mundo, com o divino.

O TEMPO: Dentro da religião a quaresma é esse período de quarenta dias, compreendido entre quarta-feira de Cinzas e domingo de Páscoa, em que a Igreja Católica honra com jejuns, abstinência de carnes e outros sacrifícios a paixão e morte de Jesus Cristo. Mas esse símbolo referencial dentro do cristianismo se transformando em arquétipo, depois de dois milênios, para a sociedade e para a nossa civilização. Um simbolo de resgate e de conexão do homem com o divino, não necessariamente de submissão (a submissão está inevitavelmente inserida na condição da vida) mas de relação e integração e associação. À medida em que o ser humano se distancia desta conexaõ ele é re-envolvido em novas linhas de conexão. Já que sua consaciência não é meramente uma aquisição humana, ela transcende a dimensão humana como produto da matéria. E assim sendo a matéria divina providencia sua proteção, não deixa ao sabor humano essa propriedade de direito.
Ao longo deste período buscarei abordar as possibilidades de uso dessa Janela Coletiva, que tendo sido aberta aos cristãos, em nossos dias ultrapassa essa dimensão de prática da religião para avançar como demanda global, permitindo a todos, independente da religião professada, essa prática de realinhamento e conexão com o DIVINO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário