sábado, 19 de dezembro de 2009

COP 15



Conflito X Confluencia



Os Líderes

A natureza já nos impõe uma gênese de conflito. Nascemos na união, vivemos na busca da integração e morreremos nos desintegrando. Aprendemos pela história que já vivemos momentos absolutos de intolerância, conflitos e de dificuldades para encontrar a confluência dos propósitos, a harmonia.
A gênese produtora de equilíbrio sustentado nas tensões dos opostos, já indica que como resultado que somos dessa natureza resta-nos o INTENTO de buscar permanentemente o Equilíbrio, a sintonia ou nos perdemos na incerteza da instabilidade dos opostos.
Só as tensões sustentam o frágil equilíbrio dos opostos, assim como promovem a reconfiguração dos elementos. Somos o resultados dos opostos, dos diferentes que se unem para integrar e configurar a forma para no momento seguinte nos desintegrar, nos desfazermos em pó.

“TU ÉS PÓ, E AO PÓ VOLTARÁS”

Ou uma leitura mais precisa:

“NA NATUREZA NADA SE PERDE, NADA SE CRIA, TUDO SE TRANSFORMA”

A humanidade tem sido um resultado retrógrado dessa natureza, uma força que impulsiona e uma que aprisiona, uma força que quer dominar e outra que quer se libertar, uma que quer partilhar e outra que quer só prá si. Forças construtivas que trabalham para integração e forças destrutivas que fortalecem a destruição. E aí mora nosso momento. Conciliar interesses contrários, conciliar intolerantes, despreparados, ignorantes, egoístas, guerreiros, amarelos, negros, pardos, brancos, de sangue azul, altos, baixos, magros, gordos, famintos e vorazes, inferiorizados e aqueles que se creem superiores.
Pode parecer que fracassamos na COP 15 por que não conseguimos na conferência um acordo em forma de lei que submetesse todos a um propósito geral, a deveres iguais. Mas os que se fazem vítimas, porque pobres exigindo dos ricos o que não querem fazer, olham para trás responsabilizando a industrialização das potências e se esquecem de que não podemos mais nos referênciar nas fronteiras do nacionalismo esquizofrênico, de que não podemos nos esconder no passado para não assumir as responsabilidades que o presente exige.

Pensei em colocar a imagem abaixo para ilustrar meu pensamento, mas recuei




Mas me faço um pouco mais otimista: Independente dos trogloditas, dos estúpidos, dos egoístas, a humanidade avançou. Avançou porque se reuniu, sentou, discutiu, debateu, escutou. O problema que anteriormente parecia a bandeira de românticos para os materialista, já se configura com aparência da gravidade de Nau dos Insensatos, e se ainda não tomamos o rumo preciso da reversão, pelo menos estamos acordando para o perigo da destruição.

MINHA ESPERANÇA É DE QUE AINDA TENHAMOS TEMPO,
 POIS  A DESCIDA DA LADEIRA
SEMPRE É MAIS VELOZ
 DO QUE A SUBIDA AO CUME.

AVANCEMOS! 
SEM LAMENTOS.
VIVAS AO PLANETA!
FAÇAMOS NOSSA PARTE!
E ACEITEMOS O NOSSO DESTINO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário