domingo, 27 de dezembro de 2009

REFLEXÃO 5º DIA




O duplo simbolismo do renascimento, Natalidade cristã e Passagem de ano, reforçam a idéia da impermanência e  transitoriedade da vida. Quase como se vivêssemos um processo ininterrupto de nascimento, metamorfose, nascimento. Este processo cíclico que se faz diariamente com a dinâmica de atualização PsicoBioFísica do organismo, se mostra em vários outro ciclos: diaria, semanal, mensal, trimemestral e anual. o solar (dia/noite), lunar (a cada dia uma lua em transformação), Sono/Vigilia, o ciclo menstrual, ciclo das estações, dos desejos, etc. E assim vamos de ciclo em ciclo nascendo , nos transformando e renascendo. Apenas os que negam, preferem acreditar que somos estáticos e os mesmos.
Mas essa dinâmica nos remete a uma reflexão essencial: se vivemos em dinamica de transformação, o quanto antes conseguirmos sintonizar esse processo menos atuaremos em ações de controle e de manutenção de uma ordem incontrolável cuja maior caracterísitica é ordenar o caos. Se lutarmos contra a impermanência lutaremos contra nos mesmos, andaremos na contramão do universo e se aceitarmos essa metamorfose contínua pelo menos nos sincronizamos com o fluxo cósmico de expansão do universo.
Qaundo entendemos essa dinâmica podemos comprender que o arbítrio é relativo. E tanto termos mais possibilidade de escoilher nosso destino quanto menos lutarmos contra o destino cósmico da vida. A equação inversa é verdadeira: quanto mais lutamos contra essa determinação coletiva, menos temos poder de mudar nossos caminhos.
O ano que se fecha, abre a perspectiva de um novo ano, novas escolhas, nova forma de ser.
Aproveite para mudar seus paradigmas, aproveite para se dar a chance de se renovar.

DEIXE DE SER A MESMICE DE SEMPRE
SE RENOVE,
SE PERMITA SER NOVO COM O NOVO MUNDO QUE SE APRESENTA.

No livro "Cem anos de solidão" do Nobel G.G.Marques,
o coronel Buendia aprisionado corporalmente e viajando nos seus delírios lúcidos,
 no quintal de sua morada, declara que todos os dias são iguais.
 Sim ele estava quase certo:
 Todos os dias podem ser a mesmice da igualdade

Mas magicamente, quando se sincroniza o tempo cósmico, o presente imediato,
aprendemos a perceber como que
cada momento é determinantemente diferente do anteirior e do que virá.

RECRIE A SUA VIDA,
 RENASÇA ENQUANTO AINDA TENS TEMPO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário