sábado, 5 de dezembro de 2009

REVOLUÇÃO IV




Podemos considerar evolução, o processo natural de maturação do sistema Nervoso. No desenvolvimento humano, vivemos desde o nascimento uma experiência extraordinária e dinâmica permanente de transformação. Com o crescimento ocorre essa maturação, especialização do sistema nervoso, que permite ao organismo ir aos poucos se adaptando às condições de vida do sujeito e oferecendo ao organismo capacidade de responder às exigências do meio e de interação. No processo coletivo considero evolução esse aprimoramento do sistema da espécie que permite a readaptação que coloca os indivíduos em condições aproximadas na capacidade de responder as exigências do meio, considerando o pensamento darwinista de evolução natural das espécies.

Por exemplo: Caminhando  a velocidade humana, em condições regulares, sempre foi de aproximadamente 6 Km/h, correndo em maratonaem condições excepcionais 42 Km em 2h03m.59s  (recorde etíope). O Homem usando um cavalo poderia chegar a 60Km/h. Com a indústria de motores a humanidade passa a contar com força e velocidade multiplicada. Passamos a realizar deslocamentos em velocidades inimagináveis considerando nossos padrões clássicos.

O corpo possui uma capacidade adaptativa fenomenal, mas o que parece natural exige um esforço magistral, no sentido de resposta coordenada. No caso da velocidade o corpo aumenta os filtros seletivos visuais e altera a relação temporal de percepção de estímulos, consequentemente fazemos um deslocamento no espaço em alta velocidade em tempo curto, mas com o filtro seletivo, ocorre bloqueio de percepção dos estímulos e a correspondente diminuição da capacidade de reação e resposta. Desta forma o corpo protege o sistema nervoso de um colapso pelo excesso de estímulos existentes no cenário em que o sujeito está inserido. O fenômeno é facilmente observável; Pegue uma Via expressa a 60Km/h e observe a velocidade com que a paisagem passa, se a velocidade for mantida, a velocidade das imagens da paisagem tem seu tempo diminuído, lentificado. Aumente a velocidade, a paisagem passará mais rapidamente, até que também será diminuída.

Mesmo com esta capacidade do sistema nervoso de se adaptar a uma situação de esforço e risco, não saímos ileso da experiência vivida “normalmente” no dia a dia. Não tenho informações de ocorrência de estados convulsivos causados em decorrência de falha na adaptação em deslocamentos com velocidades de até 200 ou mais Km/h em autoestradas ou com pilotos de aeronaves (que possuem treinamento especial).

Fala-se comumente em acidentes ou desastres fatais causados por parada cardíaca, sonolência, possivelmente distúrbio de atenção (falha humana), mas prefiro pensar em colapsos do sistema nervoso em decorrência de rompimento dos limites de processamento do sistema nervoso.

Sigamos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário