sábado, 26 de dezembro de 2009

REFLEXÕES DE FIM DE DÉCADA






Hoje é um bom dia para começar uma reflexão sobre o ano que se acaba e década que se finaliza.
Já la se foi mais um ano, já la se vai mais uma década. E o dia é um bom dia já que temos os últimos 6 dias antes do fechamento do ano. Vamos pelo Básico, objetivamente:

PROSPERIDADE:

  • A década foi próspera?
  • Quanto Ganhei?
  • Estou saindo como entrei?
  • Mais pobre?
  • Mais rico?
  • Gastei tudo que ganhei?
  • Consumi como perdulário, desnecessariamente?
  • O que foi que realizei no ano?
  • Me endividei desnecessariamente?
  • Soube aproveitar as oportunidades criadas ou que surgiram?
  • Qual a maior bobagem que eu fiz?
  • Qual o maior prejuizo que eu me apliquei?
  • Dei prejuizo a alguém?
  • Lesei alguém?
  • O que eu consegui construir?
  • O que eu preciso fazer para realizar meus sonhos?

TRABALHO:

  • Ensinei alguma coisa valiosa, que pudesse mudar a vida de  alguém?
  • Aprendi o necessário ou fui além no meu aprimoramento?
  • Sou hoje mais competente?
  • Quais os erros significativos que cometi?
  • Prejudiquei a prosperidade de alguém?
  • Impedi o crescimento de alguém?
  • Meu desempenho foi o adequado ou fui pouco empenhado?
  • Minha motivação está fortalecida ou me atenho ao necessário?
  • Minha fé  na realização de meus sonhos se manteve ou se acabou?
  • Tenho novos sonhos e emprendimentos ou propósitos a realizar ou estou cansado?
  • Tenho me mostrado exaurido?
  • acompanho a evolução de minha área de atuação?
  • Tive iniciativa ou fui acomodado?
  • Fui um competidor selvagem ou mantive os limites civilizados? 
  • Fui honesto na minha vida profissional?
  • O que eu posso fazer para melhorar minhas relações no trabalho?


FAMÍLIA:

  • A minha família é hoje uma família melhor do que antes?
  • Me doei o  que me foi exigido?
  • Participei ativamente ou fui omisso?
  • Soube comprender a necessidade e a realidade dos outros?
  • Ou me mostreio arrogante e prepotente?
  • Fui amoroso como deveria?
  • Orientei com bom senso, calma e generosidade?
  • Nos aproximamos nas celebrações e nos distanciamos na realidade?
  • Alguem pode star precisando de mim?
  • O que eu posso fazer para melhorar minhas relações familiares? 


RELAÇÕES:

  • Sou hoje uma pessoa melhor do que ontem?
  • Apenas continuo acreditando que sou uma pessoa melhor?
  • Quais as pessoas mais significativas que passaram por mIm?
  • Quem merecia mais atenção?
  • Quem desconsiderei?
  • Quem sumiu?
  • Quem apareceu e que merece uma lembrança?
  • Me fiz susperior a quem?
  • Quem subestimei?
  • Quem me abandonou? Porque?
  • Fui intolerante?
  • Falo muito?
  • Escuto pouco?
  • O que posso fazer para me tornar uma pessoa melhor?


SAÚDE:

  • Cuidei adequadamente de mim?
  • Me alimentei com sabedoria?
  • Pratiquei meus exercícios?
  • Fiz caminhadas?
  • Fui à montanha?
  • Qual foi o meu consumo de medicamentos?
  • O que eu mais precisei?
  • Quais dores senti?
  • Qual transformação meu corpo sofreu?
  • Soube perceber e aceitar meu envelhecimento?
  • Qual tipo de ajuda eu necessitei?
  • Tenho me sentido bem? Durmo bem? Meus horários estão disciplinados?
  • Tenho me permitido o repouso, ou apenas repouso por exaustão?


VÌCIOS:

  • Meus hábitos estão desregulados?
  • Qual vício eu venho mantendo?
  • tenho trabalhado mais do que devia?
  • Tenho bebido mais do que devo?
  • Tenho fumado?
  • Tenho usado mais drogas do que antes?
  • Tenho me medicado?
  • Tenho feito sexo de risco?
  • Me sinto prisioneiro sem conseguir abandonar hábitos?
  • O que eu preciso fazer para me libertar de meus vícios?
MEDITAÇÂO:
  • tenho meditado?
  • tenho orado?
  • tenho refletido?
  • Vivo apenas na confusão do dia a dia?
  • Tenho sido disciplinado ou indisciplinado em minha vida?

O QUE EU ESPERO VIVER NESTE PRÓXIMO ANO?

O QUE EU QUERO REALIZAR NO NOVO ANO NOVO?





Nenhum comentário:

Postar um comentário