terça-feira, 22 de dezembro de 2009

FRATERNIDADE



Afresco Igreja S.Francisco - Ouro Preto

A existência é inevitavelmente Trágica. A nossa existência e a de todos os seres vivos. Muitos podem até acreditar que a vida é uma moleza, uma festa. Eu não sinto isto. Tenho visto muito sofrimento espalhado por este mundo. Tenho percebido a tragédia dramática da nossa existência. Posso me fazer feliz, mas sei muito bem o que isto pode ter me custado. Você pode pensar que estou pessimista. Não estou pessimista nem deprimido. Pra falar a verdade, há quase uma década entrei num estado de equilíbrio, estabilidade e harmonia, que quase nunca saio desta condição. Mudança nenhuma no cenário de minha vida seja ela qual for, inclusive a morte, não conseguiram ameaçar esta condição. Às vezes, fico em estado de plena sensibilidade como agora por exemplo. Me preparo para repousar, hoje, um pouco mais tarde, fora do meu habitual. E depois de ter recebido alguns cumprimentos e felicitações e de cumprimentar algumas pessoas, passou-me à lembrança momentos vividos, alegres e momentos difíceis enfrentados, momentos de solidão quando a solidão ainda me atingia, momentos de dor e de sofrimento profundo e me lembrei dos seres que nesta vida, que neste momento, passam por dificuldades, enfrentam a dor, a perda, o desconforto, o sofrimento, a falta de esperança, os transtornos, os medos. Deus nos deu inteligência, força, determinação, mas isto não é tudo. Existem horas em que nada disto funciona em que a inteligência nada significa, ou que a força nos abandona e nos faz frágeis, em que o universo parece grande e nós nos parecemos insignificantes. Momentos em que apenas um canto e um cobertor já bastariam para aquecer o coração, mas o frio da noite gela a carne e os ossos. É para esses órfãos, abandonados e solitários, sofredores que quero orar e desejar que o natal seja mais do que uma simples razão de festejar. Não se excluam! Que o Natal represente o nascimento daquele que veio para nos acalentar no sofrimento e na dor e nos transformar com a fé e esperança. Eu oro para que este universo generoso e amoroso cubra a nossa existência com seu manto protetor e nos encaminhe um ano de renascimento e o inicio de uma década de transformação. E principalmente, que a humanidade possa abandonar este estado de cego egoísmo para realizar o sentido pleno da mensagem cristã, e do pensamento de Rousseau, a FRATERNIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário