quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

SAGRADO X PROFANO




NATAL - adj m+f (lat natale) 1 Que diz respeito ao nascimento; natalício. 2 Pátrio: Terra natal. sm 1 Dia do nascimento. 2 Dia do aniversário de nascimento de qualquer indivíduo. 3 Dia ou época em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo.

Nossas vidas têm sido assim: um exercicio permanente de se manter em equilibrio, vivendo entre o profano e o Sagrado.
Se mergulhamos no profano, a vida se apresenta em uma multiplicidade inimaginável de experiências no universo sensorial e de prazeres. Como numa montanha russa, sem tempo de solver o impacto das transformações. É como cair num rio de corredeiras. Emoção o tempo todo, de nos deixar sem fôlego. Vida em risco permanente. Prazeres, delícias e o universo sensorial se mostrando insaciável. Porque essa é uma armafdilha: a vida profana é insaciável. Um buraco de fundo fundo.
Se seguimos o caminho do sagrado, a vida se torna mansa, harmoniosa, os conflitos diminuem, a imprevisibilidade e impermanência tendem a se suavizar. Como num rio de águas calmas. Basta fluir de forma suave e tranquila, agradável e levemente sustentável. para muitos parece sem graça
Talvez a maior diferença sejam as consequências, na montaha russa da vida profana não se sabe onde vai dar. o preço que se paga é o preço do que se vive. Em geral as consequências são funestas e promovem o desequilibrio. Na vida sagrada as consequências são menos ardilosas, o sofrimento é menor porque o espírito se fortalece na renúncia.
Manter-se, na corda bamba, entre um e outro pode ser uma grande arte, uma grande "Obra". Em geral se cai no ladoi profano de para quedas mesmo que se saia de foguete, e se pula por opção, com consciencia, no lado sagrado.
Eu mergulhei no mundo Profano olhando para o sagrado, meu pés começaram a fritar, tomei impulso e pulei do barco no rio de lava. Cai na corda Bamba. Me blindei, Me protejo, me projeto a cada dia. Só sei que me distancio do profano e sigo jornada no caminho do sagrado. Me delicio com  o PRESENTE independente do futuro.
Sinceramente? Utilizando uma expressão do Reino Profano de Las Vegas:

 SENHORES FAÇAM SUAS ESCOLHAS.

MELHOR:

FAÇA SEU JOGO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário