sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

UMA ESTÓRIA SINGELA


Cartão recebido de Alessadra



SÃO NICOLAU E AS BARRAS DE OURO


Desde a Idade Média, São Nicolau é um dos santos mais populares da igreja cristã. É o santo padroeiro dos mercadores, dos viajantes, dos marinheiros, dos padeiros e, é claro, das crianças, que raramente deixam de se mostrar curiosas em relação ao "an¬tepassado" do Papai Noel (em inglês, Santa Claus, derivado de Sinter-Klaas, São Nicolau em holandês).

“Há muito tempo, viviam um marido e sua mulher, que não sabiam o que fazer com tanto dinheiro que tinham, mas que acima de tudo queriam um filho. Pediram a Deus, durante anos a fio, que Ihes concedesse o desejo do coração; finalmente, tiveram um filho e tornaram-se as pessoas mais felizes do mundo. Deram-lhe o nome de Nicolau.

Achavam que não havia ninguém igual ao filho, que era realmente um me¬nino muito tranquilo e afável, e que jamais Ihes causava um momento desagradá¬vel sequer. Porém, quando o menino ainda era muito pequeno, uma terrível praga se abateu sobre o país e matou-lhe o pai e a mãe, deixando-o totalmente só.

Toda a riqueza dos pais ficou para Nicolau; dentre outras coisas, o menino herdou três barras de ouro. Eram seu maior tesouro; tinha mais apreço por elas do que por toda sua fortuna.

Bem, na cidade em que morava o menino, vivia um nobre com três filhas.

A família já fora muito rica, mas o infortúnio se abatera sobre eles e agora mal tinham o suficiente para sobreviver. O pai tentava encontrar emprego, mas quan¬do as pessoas viam a maciez de suas mãos, que nunca tinham enfrentado traba¬lhos árduos, consideravam-no preguiçoso e recusavam-lhe a oportunidade.

Chegou finalmente o dia em que o pão não era suficiente para todos e as filhas disseram ao pai:

- Vamos para a rua pedir esmolas ou tentar qualquer coisa para arranjarmos algum dinheiro e não passarmos fome.

Mas o pai respondeu:

- Hoje à noite, não. Mal consigo pensar no assunto. Vamos aguardar até amanhã. Pode acontecer alguma coisa que nos evite essa desgraça.

No momento em que conversavam, Nicolau passou defronte à janela, que estava aberta, e ouviu tudo que diziam. Foi horrível constatar que aquela família fosse tão pobre a ponto de faltar-Ihes o pão; e Nicolau pôs-se a pensar numa forma de ajudá-Ios. Sabia que o orgulho não Ihes permitiria aceitar dinheiro seu; portanto, precisava pensar numa alternativa. E resolveu: "Pedirei a Deus que me mostre uma saída."

Naquela noite, antes de ir para a cama, Nicolau rezou com toda devoção, pedindo a Deus que lhe guiasse os passos. De repente, lembrou-se das três barras de ouro e uma idéia surgiu-lhe imediatamente. Foi correndo pegar uma delas e se dirigiu à casa daquela família.

Tal como esperava, a janela ainda se encontrava aberta e Nicolau mal podia alcançá-Ia, mesmo na pontinha dos pés. Esticou-se o mais que pôde e jogou a barra de ouro para dentro da casa, afastando-se rapidamente sem esperar ouvir o resultado, pois não queria correr o risco de ser visto por ninguém.

Na casa, enquanto as filhas dormiam, o pai permanecia acordado, imerso em suas preocupações. Imaginava se ainda havia alguma esperança e rezava fervorosamente, pedindo aos céus que lhe enviassem algum tipo de socorro. “Amanhã sairei batendo em todas as portas até encontrar trabalho. Deus há de me ajudar neste momento difícil."

De repente, algo caiu dentro da casa, bem pertinho dele. Procurou ao redor da cadeira e, para seu espanto e alegria, encontrou a barra de ouro puro. Correu ao encontro da filha mais velha e disse, emocionado:

- Minha filha, Deus do Céu ouviu nossas preces e enviou-nos essa barra de ouro! Poderemos comprar comida e ainda nos restarão algumas economias. Vá chamar suas irmãs enquanto vou trocar este tesouro.

A preciosa barra de ouro foi logo vendida a um banco e rendeu tanto dinheiro que a família pôde tornar a viver com conforto e a comprar tudo que que necessitava. E não apenas isso, mas também sobrou o suficiente para que o pai pudesse arcar com um dote considerável, de tal forma que a filha mais velha logo pode partir para um casamento feliz.

Quando Nicolau viu a enorme felicidade que a barra de ouro proporcionara à família daquele nobre homem empobrecido, resolveu propiciar à segunda filha um dote de casamento também. Foi até à casa e encontrou a janelinha aberta por onde conseguiu jogar a segunda barra, conforme a primeira vez. Agora, o pai estava imerso em sonhos alegres e só encontrou o tesouro quando acordou na manhã seguinte. Logo depois, a segunda filha pôde contar com um dote e partiu para o casamento.

Desta feita, o pai ficou intrigado com acontecimentos tão incomuns, não somente uma, mas duas barras de ouro caídas do céu! E começou a imaginar se não estaria havendo a interferência de mãos humanas. Quanto mais pensava no assunto, mais intrigado ficava; e resolveu montar guarda todas as noites, caso uma terceira barra de ouro fosse enviada como dote para a terceira filha.

E aconteceu: ao tornar à casa para repetir a façanha, Nicolau foi pego pelo pai, que saiu correndo de casa assim que a terceira barra caiu pela janelinha no chão da sala.

- Ora essa, Nicolau! Foi você quem nos ajudou diante das necessidades que estávamos atravessando? Por que se escondeu?

E jogou-se de joelhos, beijando as mãos que o ampararam com tanta benevo¬lência. Mas Nicolau pediu-lhe que se levantasse e agradecesse a Deus, não a ele, e pediu-lhe também que não contasse a ninguém a história das barras de ouro.”

Contado por William J. Bennett

Pode parecer uma estória infantil. Mas pense: A cultura da troca de presentes, ou a benção de presentear os menos favorecidos fortalece a esperança da cultura da partilha. Se pensarmos no OUROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO podemos pensar no absurdo da estorinha e esqueceremos das dificuldades da familia, da generosidade, da falta dela, do sofrimento, da alegria e da possibilidade de operar milagres. Onde as pessoas partilham ninguem passa pelo sofrimento da falta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário